O inverno é a melhor estação para comer guloseimas... fondue, massas, chocolate quente, vinho, caldos e sopas. Pois, saiba que no inverno sentimos mais fome porque nosso organismo gasta mais energia para manter o corpo quente, então precisa comer mais para ter mais energia. Além disso, alimentos saudáveis como saladas e frutas tornam-se menos apetitosos por serem "gelados". Junte a isso a preguiça de praticar qualquer atividade física e aí está a explicação para os dois a cinco quilos a mais que as pessoas costumam ganhar nesta época do ano.
Para evitar que você se encaixe neste padrão já determinado por pesquisas científicas, fique de olho no que você come. Não é necessário eliminar nenhuma das delícias do inverno. Pequenas alterações já permitem que você se delicie e não ganhe os indesejados quilinhos a mais.
Veja 10 dicas para não engordar neste inverno:
1) Trocar o chocolate quente por chá ajuda a poupar calorias. Você pode incrementar o chá com leite desnatado, cacau em pó e mel. Se não resistir, prepare o chocolate com leite desnatado e achocolatado diet.
2) Modere o consumo de bebidas alcoólicas, que são fontes de calorias vazias, ou seja, fornecem calorias sem nenhum nutriente. O consumo de uma taça de vinho tinto por dia faz bem ao coração e aquece o corpo. São 107 Kcal em 125 ml. Uma caipirinha tem 300 calorias e uma lata de cerveja lata de cerveja, 151 Kcal.
3) Você também não precisa fugir do fondue de chocolate. Ele deve ser preparado com leite desnatado e chocolate diet, se possível. Outra alternativa é utilizar o creme de leite light. Para cada barra de chocolate ao leite, coloque duas de amargo, do meio amargo ou das versões 70% cacau. Além de delicioso, a receita ficará mais leve, menos açucarada, menos gordurosa e mais nutritiva. Além disso, abuse das frutas diversas.
4) Já no fondue de queijo, diminua a gordura e aumente o teor de fibras, substituindo os tradicionais queijos por requeijão light e outros queijos brancos. Prepare com leite desnatado e sirva com legumes como cenoura, pepino, cogumelos e tomate. Troque o tradicional pão francês por pães integrais.
5) Já existem casas de fondue que substituem a panela de óleo por uma chapa para fazer o fondue de carne, o que diminui consideravelmente as calorias do prato.
6) Substitua os molhos a base de maionese e óleo por azeite de oliva ou iogurte desnatado batido com mostarda, ervas e especiarias, molho inglês ou molho de soja light.
6) Para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de fibras, que além de ajudar no funcionamento do intestino, proporciona uma sensação de saciedade prolongada. Em vez de cair de boca na caixa de bombons, coma cookies de fibras e tente comer de três em três horas.
8) Tenha cuidado com sopas e caldos. Se forem feitos com muita manteiga, creme de leite, arroz ou batata podem esconder as mesmas calorias do que um hamburguer. Por isto, muita atenção no preparo e nas calorias. Eliminando-se os exageros, é fácil manter a dieta com sopas deliciosas. Uma canja pode ter 220 calorias ou apenas 80kcal .
9) Muitas pessoas se queixam de não conseguir comer salada no inverno. Realmente a vontade de comer folhas cruas diminui, então a dica então é optar por legumes cozidos e quentinhos.
10) As frutas também ficam de lado no inverno. Elas são facilmente substituídas por doces e chocolates na sobremesa e nos lanches entre as principais refeições. Para evitar que os quilos a mais venham junto, substitua os doces por frutas quentes. Prepare banana, pera ou maçã com canela assadas no forno ou micro-ondas. Você pode ainda cozinhá-las no forno com água e um pouco de mel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário